Google+ Transpessoal e Fenomenologia Existencial: Estados Ampliados e Alterados da Consciência

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estados Ampliados e Alterados da Consciência

Autor: Antonio Vaszken Dichtchekenian

Este texto apresenta uma visão resumida, fundamentada na Psicologia Transpessoal, a respeito dos estados alterados e ampliados de consciência.

Segundo Stanislav Grof, psiquiatra e um dos fundadores da abordagem Transpessoal, existem cinco tipos de experiências, importantes para este assunto.

Um tipo específico de estados de consciência são os ampliados ou modificados. A consciência encontra-se acordada, sendo capaz de perceber todos os aspectos da situação e da identidade. Não existe desorientação, mas o oposto disso. A pessoa sabe exatamente quem ela é, e o que ocorre.

A ampliação da consciência traz alguns aspectos adicionais além dos cinco sentidos:

- Expansão do senso de identidade: identificar-se com outras pessoas, grupos de pessoas, ancestrais, outros animais e seres da natureza. E´uma experiência de assumir o ponto de vista subjetivo de um outro pessoa, ser ou objeto.

- Expansão do tempo linear: Voltar ao passado até uma experiência remota, em geral, retorno a um período do tempo no qual o individuo ainda estava por nascer ou logo após o próprio nascimento.

- Expansão das referências espaciais: A consciência é transportada a outros locais ou dimensões da existência. Pode ser desde um outro país ou cultura, até uma dimensão sutil ou espiritual.Também é possível voltar o foco totalmente para o corpo físico, e ter consciência precisa de ossos, articulações, tecidos e sistemas orgânicos.

- Experiências de reviver o próprio parto: essas também são um tipo de expansão consciencial. Vão além de uma simples regressão mental e neurológica temporárias, pois mantemos todas as referências de adulto quando realizamos essa volta no tempo. O encontro do adulto com a criança ou feto promove uma transformação em ambos - o adulto renova-se, e a criança amadurece.

- Expansão da consciência corporal. Somos capazes de perceber e utilizar em nosso benefício, os movimentos da bioenergia, os chacras, e centros de energia e vitalidade, que todos possuem.

Por outro lado, os estados alterados, são aqueles encontrados em doenças infeciosas, lesões cerebrais, e também, através da embriaguez alcóolica. Nesses estados alterados ocorre uma desorientação, a pessoa não sabe bem onde ela se encontra, o que está ocorrendo ou quem ela é. No caso da embriaguez, é possível obter algum aprendizado ou uma experiência momentânea de bem-estar, mas os efeitos não são duradouros, e raramente são benéficos.

Bibliografia:
Grof, Stanislav - Cura Profunda: A Perspectiva Holotrópica. Editora Martins Fontes, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário