Google+ Psicologia Transpessoal e Fenomenologia Existencial: 10/01/2018 - 11/01/2018

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Psicoterapia Transpessoal Aplicada

A Psicoterapia Transpessoal fundamenta-se nos princípios de Ética, do Humanismo e da Saúde Integral.

A Saúde Integral parte do pressuposto de que cada pessoa é um todo , que é indivisível e funciona de maneira integrada.

Mente, corpo e espírito são referências que possuem uma função didática e conceitual.

Na prática, observamos apenas uma pessoa, apenas um sintoma e apenas um movimento de evolução ou escolha.

Na teoria, dividimos tudo em vários sintomas, uma série de escolhas e "insights", e criamos uma grande dicotomia.

Sempre é fundamental lembrar que o Mapa é diferente do Território.

Para trabalhar de maneira a proporcionar a Evolução e o Equilíbrio, consideramos que cada pessoa se manifesta de modo único e pessoal.

Isto requer uma base expandida de trabalho, qur orienta as ações do profissional, em direção à Liberdade e à Responsabilidade pelas escolhas das pessoas sob seus cuidados,


Utilizo os seguintes mapas ou bases da consciência:

Stanislav Grof, com o seu mapa da consciência, ao desvendar as relações entre o nascimento biológico e as matrizes perinatais. Matrizes 1, 2, 3 e 4.

As referencias de Wilhelm Reich e as couraças musculares do caráter , ligadas à psicoterapia corporal. 

Estas referências são ampliadas com a visão milenar da Biotipologia, que estuda os quatro biotipos humanos:

Elemento Água - Referências: 
Renal / Fleumático / Traço Masoquista / Kapha Dosha 

Elemento Madeira - Hepático / Colérico / Traço Psicopata / Pitta Dosha

Elemento Fogo - Sanguíneo / Sanguíneo / Traço Oral / Vatta Dosha. 

Elemento Metal - Pulmonar - Melancólico / Traço Rígido / Vatta Dosha.



A existência destes mapas facilita o trabalho de compreensão e de intervenção, para cada situação e contexto.

Ao mesmo tempo , revela toda a complexidade que constitui a existência humana, e afasta a simplicidade de receitas prontas e técnicas padronizadas , para alcançar o equilíbrio e autoconhecimento.

A prática transpessoal ocorre através da combinação de dois movimentos:

1) Na Integração ,que consiste na análise e assimilação das experiências vividas;

2) E na Vivência, que ocorre tanto dentro do contexto da clínica , através de meditação, escuta de si mesmo, verbalização, diálogo interno e externo, relaxamento muscular e mental , e sem dúvida , nas experiências cotidianas fora do contexto clínico.

A Psicoterapia é o movimento inteiro e único que engloba estas duas instâncias , igualmente importantes, para a evolução do indivíduo e da sociedade.

Metodologia Transpessoal - O Novo Nome

A mudança de nome do antigo Psicologia Transpessoal Aplicada, para Metodologia Transpessoal, reflete a natureza do trabalho transdisciplinar.

A Psicologia Clínica é sustentada pela linha Transpessoal, nas pesquisas clínicas e técnicas de expansão da consciência, fundamentadas pelo trabalho clínico do psiquiatra Stanislav Grof e da sua extensa colaboração como precursor da Psicologia Transpessoal.

Minha experiência de aprimoramento me conduziu, adicionalmente, ao estudo dos cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa, e da Caracterologia e Orgonomia de Wilhelm Reich.

O ponto comum entre todas as teorias e práticas é a Expansão da consciência, sob a perspectiva transpessoal, e que consiste no equilíbrio dos cinco sentidos e da percepção do mundo e de si mesmo.

Reich e a Caracterologia traz uma base sólida e acurada para trabalhar com as particularidades de cada pessoa.

O trabalho prático com  Respiração Consciente e Hiperventilação , são potencializados quando olhados sob uma ótica das couraças musculares , juntamente com uma visão integrada da Transpessoal .

Experiência Transpessoal - Parte 2

A experiência Transpessoal (Transpessoalidade) é aquela que é acessível a todas as pessoas, capaz de conduzir aos estados de transcendência e iluminação. 

Nem todos possuem informações e conhecem do que se trata uma experiência Transpessoal: A habilidade natural , e intrínseca, de restabelecer o organismo a um estado de equilíbrio e saúde, física , mental e espiritual. 

No senso comum, é atribuída apenas aos "especiais" ou "favorecidos". E o resultado foi uma transferência de poder de evolução, que é comum a toda a Humanidade, para aqueles poucos, mais poderosos e manipuladores.


O primeiro equívoco é acreditar que a Transpessoalidade requer um mérito e pureza pessoal ou moral elevada. Requer disponibilidade e conhecimentos sobre a natureza da mente e da consciência. 

O segundo equívoco é terceirizar esses fenômenos de cura, a líderes espirituais ou religiosos, curandeiros e místicos, retirando a responsabilidade pessoal pela saúde de cada indivíduo.