As pesquisas clínicas com estados incomuns de consciência, através de práticas de meditação, mindfulness, terapia do Renascimento ou Rebirthing e Terapia Primal, são fundamentadas na visão Integral e Transpessoal da consciência.
Todas elas possuem em comum a constatação e os relatos dos participantes, em vários momentos da experiência, de serem capazes de acessar os registros do nascimento biológico.
Ainda que a medicina tradicional rejeite tal possibilidade, em função da ausência das bainhas de mielina no cérebro do feto, o que são responsáveis pelo registro cognitivo do nascimento biológico.
As pesquisas focadas nas práticas meditativas e expansivas, que utilizam a integração dos processos fisiológicos e cognitivos, através do que se chama Meditação e Atenção Plena ou Mindfulness, trazem a experiência de se aproximar e reviver o nascimento biológico, de modo parcial ou total.
Como ocorre este processo? É realmente possível?
Inicialmente, apenas a experiência pessoal pode comprovar a realidade dessas experiências.
Do ponto de vista teórico e intelectual, a discussão torna-se pouquíssimo produtiva, pois a base desses conhecimentos é empírica e clínica.
A questão principal é compreender do que se trata o fenômeno:
Seria uma regressão ao estado intra uterino e perinatal, ou fantasia, imaginação, sugestão, interpretação equivocada? Uma combinação de vários aspectos?
Cabe ao pesquisador engajado em responder a essas perguntas, antes de mais nada, observar os resultados clínicos dessas experiências na saúde física e mental dos sujeitos.
Os resultados têm sido positivos, quando a prática é realizada respeitando princípios de segurança e contexto clínico, com finalidades terapêuticas.
Os efeitos terapêuticos são duradouros, levando o indivíduo a encontrar as respostas para antigos questionamentos "De onde vim? Para onde vou? Quem sou eu?".
Percepção do mundo e de si mesmo a partir de uma perspectiva objetiva, além das frustrações, vaidade, ilusões e ideais educacionais e ideológicos.
Questionamento e busca por uma vida com real significado e consistência, visando uma economia pessoal e coletiva , de relações equilibradas e amorosas.
Dois dos principais pesquisadores deste assunto são o psiquiatra tcheco Stanislav Grof e o médico Leonard Orr.
Respectivamente, os fundadores dos métodos Respiração Holotropica(TM) e do Renascimento / Rebirthing.