O MEDO E A RESPIRAÇÃO - Antonio Vaszken Dichtchekenian
Confiram! Artigo postado por mim, no portal "Somos Todos Um", do iG.
Postado dia 21/09/2012.
Olá! Meu nome é Antonio Vaszken, sou o organizador deste espaço sobre Psicologia Transpessoal Aplicada - Deseja receber Informações, fazer orçamento de psicoterapia, enviar dúvidas e sugestões: E-mail transpessoal@live.com.
MENU
▼
Tendencias
De acordo com a personalidade e o momento de vida pelos quais todas as pessoas passam, podemos dizer que há uma tendência a certos tipos de comportamentos e de visão do mundo.
O nascimento biológico é um evento de grande magnitude e importância em nossas vidas, e está registrado em nosso DNA na forma de "matrizes" ou padrões experienciais. O nascimento significa todas as mudanças, transformações e passagens pelas quais nos deparamos em toda a existência.
Quando nos vemos frente a uma oportunidade nova, do tipo, aprender um novo comportamento, conhecer uma nova pessoa, mudar de hábito, ou de opinião a respeito de algo, alguém ou de nós mesmos - reagimos e nos comportamos de maneiras totalmente distintas, quando comparamos duas pessoas.
Se Freud dizia que as experiências do inicío da infância colaboram com a formação da personalidade, Stanislav Grof vai um pouco além disso, afirmando que o próprio nascimento biológico carrega um enorme significado para cada um de nós, tanto positiva quanto negativamente.
O significado do nascimento é tão grande, a ponto de a ciência moderna ser capaz de ignorá-lo, como coadjuvante na formação de problemas psicológicos e psiquiátricos.
Ao invés disso, atribui causas hereditárias, genéticas e da fisiologia cerebral para explicar distúrbios como a esquizofrenia, depressão, e a bipolaridade. Sem dúvida, existem causas orgânicas nessas condições psiquiátricas, mas elas não são a única maneira de compreendê-las.
A "mudança de hábito" ou "situação nova" são belos exemplos, para servir como referência, no que diz respeito às tendências descritas abaixo.
Quando você busca mudar um hábito muito arraigado, ou se depara com uma situação totalmente nova, em sua vida, como você reage ?
Ênfase na MATRIZ I
- Visão otimista e positiva da existência e da natureza
- Relação positiva com a "Mãe Natureza", ou com a mãe pessoal
- Dificuldade de estabelecer limites e impor regras
- Preguiça ou isolamento, sem necessidade de manter contatos com outros ou com o mundo externo
- Quando existe ameaça, ela é indefinida e vem de todos os lados
- Ingenuidade e inocência marcantes, relativos a alguns assuntos
- Fascinação por barrigas de grávidas
Ênfase na MATRIZ II
- Perspectiva fatalista e de aprisionamento na existência (por ex: "A vida é assim mesmo, não tem jeito...")
- Falta de "tesão" pela vida / baixa libido, ausência de libido, ou culpa em relação à sexualidade
- Sentimentos negativos a respeito de si e dos outros
- Percepção de que o tempo não passa, ou que ele passa muito devagar
- Visão trágica ou melodramática da vida (por exemplo: "Só acontece comigo...")
Ênfase na MATRIZ III
- Tendências a intrigas, chantagens e manipulação de situações e pessoas / ou sentir que é vítima das mesmas
- Atração por adrenalina, esportes radicais, direção agressiva e perigosa, viver aventuras, extremamente competitivo(a), tédio se ficar parado por 5 minutos;
- Gosta de, ou tem interesse por filmes de sexo, guerra, terror, vampiros, zumbis, filmes de suspense ou de conspirações maquiavélicas;
- Muitas vezes o seu comportamento chega próximo da auto-destruição ou da falta de controle;
- Hábito por piadas escatológicas, gosto por assuntos relativos a escrementos e fluídos corporais, ou percebe que a vida é uma "merda", cujas adversidades se voltam para você.
- Fascinação por fogo, eletricidade, raios, trovões, tufões, explosões, máquinas e mecanismos gigantes, destruições da natureza, catástrofes e especulações a respeito do fim do mundo.
Ênfase na MATRIZ IV
- Compaixão por outras pessoas e outros seres vivos, sem prejuízo próprio ou do outro;
- Sensação de aceitação de si e dos outros, como são;
- Capacidade de aproveitar o momento presente, por mais simples que seja;
- Satisfação com relações pessoais e contato com a natureza;
- Confiança em si e nos outros, se não existirem motivos contrários a isso;
- Incapacidade de se preocupar.
Palestra Gratuita Renascimento
O nome Renascimento está ligado ao sentimento de tranquilidade, relaxamento e renovação, que costuma vir depois de muitas vivências com respiração. Porém, os efeitos dessa técnica vão bem além de apenas reviver o nascimento.
Entre outros efeitos, são observados curas de problemas respiratórios, ansiedade, fobias, estresse, pânico e depressão.
As experiências podem ser expansivas, integrativas, de aceitação, de contato prazeroso com o próprio corpo, e estados meditativos profundos.
As pessoas podem ter experiências que as ligam à sua existência como um todo ou a situações específicas, sempre indo na direção de uma integração das experiências de vida. Também podem reformular aqueles valores que não são favoráveis, em valores orientados a uma vida mais saudável.
Durante uma sessão de renascimento, o processo da respiração é circular. A inspiração é conectada à expiração, e feita sempre pela mesma via: a boca ou o nariz. O mais importante é que a inspiração seja profunda, e a expiração seja relaxada e sem forçar.
A relação renascedor - cliente permite o apoio e acolhimento por parte de uma pessoa experiente em respiração. Além disso, faz com que o terapeuta possa saber com o olhar externo o que está se passando internamente com o cliente, e assim, orientá-lo e intervir durante a sessão, se isso for necessário.
A respiração mostra-se uma ferramenta útil e poderosa para a saúde, o bem-estar, tratamento de distúrbios psicossomáticos.
No Domingo haverá um workshop de Renascimento, é a oportunidade de conhecer e vivenciar todo o entusiasmo da respiração e do Renascimento.