Google+ Transpessoal e Fenomenologia Existencial: 28 de nov. de 2017

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Despertar Consciencial


Observo e acompanho várias pessoas passando por um Despertar , ou o que outros atualmente denominam Saída da Matrix , em referência ao filme Matrix.

Fenômeno natural, e saudável, independente da nomenclatura que a pessoa tenha atribuído à sua experiência.

Toda pessoa tem uma necessidade vital e original de modificar o paradigma ou filosofia de vida no qual se encontra.

E isso é facilmente explicado somente após a  "virada" da chave, Despertar ou processo de Sair da Matrix.

A transição é dolorida e muitas vezes, confundida com uma patologia mental.

Mas isso apenas reflete que a própria filosofia de vida na qual a pessoa está inserida é patológica e doente. Ou nos termos psicológicos, Neurótica.

A Sustentabilidade psicológica, existencial e planetária requer mudanças de prioridades e  de visão de mundo e de homem.

E a maneira disponivel de potencializar e facilitar esta mudança, é de modo pontual e gradual, com uma pessoa de cada vez, que está em busca de autoconhecimento , ou atravessa alguma crise , seja ansiedade, depressão, pânico, fobia, ou perdas de emprego, de pessoas queridas , ou foi passou por alguma catástrofe ou violência.

Todas essas experiências, assim chamadas de traumáticas, e de grande sofrimento, carregam uma semente transformadora da visão de mundo e de realidade.

Promove um verdadeiro Reboot no sistema psíquico e consciencial , levando a pessoa a uma revolução interna, que pode e deve ser apoiada por um profissional qualificado.

Caso contrário, essa pessoa será sugada de volta ao velho e angustiante paradigma, que condena todos a uma prisão mental e conceitual.

Limitada ao próprio umbigo e mente individual.

A EXPERIÊNCIA TRANSPESSOAL


A experiência transpessoal pode ser descrita como aquela onde a pessoa está aberta e perceptiva aos aspectos individuais, coletivos e trans-individuais de sua identidade.

A experiência de estar consciente de toda a sua inteireza , de sentir , perceber e aceitar sua própria identidade total, caracteriza-se por um estado transpessoal.

A base desse tipo de experiência é uma expansão dos cinco sentidos, o que conduz a um estado de unidade da consciência.

Ser capaz de estar presente e atualizado com a existência que permeia todo o campo da realidade.

Um exemplo prático: estado de relaxamento profundo, onde o corpo se encontra absolutamente em repouso e imóvel. Enquanto a consciência fica desperta e atenta ao corpo e aos conteúdos da mente .
Ainda assim, a consciência não está presa ao corpo  (ela não é o corpo) e nem aos conteúdos mentais (ela não é a mente).

Trata-se de um estado induzido por uma técnica de relaxamento que tem suas raízes na Yoga, denominada Yoga Nidra.

Existem vários meios de se induzir esses estados transpessoais, sendo altamente terapêuticos e evolutivos.

Afinal de contas, são mecanismos naturais de cura e reparação do próprio ser.