Google+ Transpessoal e Fenomenologia Existencial: 27 de jan. de 2007

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cartografia Ampliada da Psique Humana: Repensando a maneira de compreender o ser humano

Stanislav Grof conduziu pessoalmente mais de 4.000 sessões psicodélicas, e teve acesso a mais de 2.000 sessões conduzidas por colegas seus. Também supervisionou mais de 30.000 sessões holotrópicas, junto com sua esposa Christina Grof, e além disso trabalhou também com pessoas que sofriam de crises psico-espirituais espontâneas.

Diante desta vasta experiência em estados ampliados de consciência, categorizou 3 tipos de experiências disponíveis: as Biográficas-Rememorativas, Perinatais e Transpessoais.
Nivel biográfico-rememorativo: Inclui o inconsciente individual e acontecimentos importantes na sua história individual. É o domínio mais facilmente acessível da psique.

Nivel Perinatal: O prefixo "peri" significa próximo ou ao redor, enquanto que "natal" quer dizer nascimento. Diz respeito ao período que vai desde que o bebê se encontra no útero até a sua saída completa pelo canal de nascimento para o mundo.É um intermediário entre o inconsciente individual e o inconsciente transpessoal ou coletivo. Significa que podemos entrar em contato com emoções, arquétipos, e vivências que ultrapassam o limite do individual, e abrangem toda a humanidade, e até mesmo toda a natureza.

Observa-se que esse tipo de experiência caracteriza-se por uma revivência e regressão a um estado intra-uterino, porém, não se restringe a uma simples regressão ao estado fetal. As matrizes perinatais se relacionam com as memórias do parto biológico, assim como com arquétipos do inconsciente coletivo. Nem sempre uma experiência perinatal é uma regressão ou revivência do próprio parto biológico, mas costuma ser uma experiência arquetípica, ou seja, um padrão ou modelo que contém uma série de emoções, sensações e imagens que são coletivas, e por isso, não fazem parte da história individual.

Através do perinatal é possível acessar toda uma gama de sensações, emoções intensas, reações instintivas que não nos são compreendidas, mas podem ser familiares. Toda essa quantidade de energia que nos permeia, e se mantém em nosso organismo, fica armazenada, influenciando nossa visão de mundo, de nós mesmos e da realidade como um todo.

Os estados ampliados de consciência, mais especificamente, os holotrópicos, tem um enorme potencial heurístico, de cura e de transformação. Assim, quando estamos sentindo e nos conectando com nossa história pessoal, com a história coletiva e transpessoal de uma e de várias emoções, existe um movimento em direção à totalidade (Holo-do grego,Holos=totalidade, e Tropico, do grego trepein=ir em direção, orientar-se à), e um movimento de cura e transformação.
O perinatal pode ser dividido, didáticamente, em 4 etapas ou "Matrizes".
Matriz Perinatal Básica I (MPB I)
Matriz Perinatal Básica II (MPB II)
Matriz Perinatal Básica III (MPB III)
Matriz Perinatal Básica IV (MPB IV)

Nivel Transpessoal: As experiências transpessoais se caracterizam por uma ampliação dos limites usuais e comuns a que estamos acostumados a perceber a nós mesmos na vida cotidiana. Quando entramos em contato com os estados holotrópicos e com experiências transpessoais, percebemos que estamos identificados com uma pequenina parcela daquilo que realmente somos.

O nosso corpo, ego, e consciência individuais são uma pequena parte da nossa identidade maior, transcendente e divina, com os quais estamos tão adaptados e restringidos. Nos sentimos separados de tudo e de todos, as barreiras e limites são bem delimitados, o tempo é linear, o espaço é tridimensional, e a nossa mente se restringe às nossas memórias, fantasias e dados da realidade consensual, tais como dentro é diferente de fora, acima não é o mesmo que abaixo, e etc.

Quando entramos no dominio transpessoal, somos capazes de nos identificarmos com toda a espécie humana, todo um povo, uma determinada cultura, sem que tenhamos conhecimento intelectual prévio. Podemos vir a conhecer em detalhes as características, os modos de vida, de gerações inteiras. Animais, plantas, processos biológicos, minerais, moléculas, átomos, sistemas planetários, o Vazio originário, Deus, a Criação. Pode haver ou não, a perda temporária da identidade pessoal, podemos nos sentir fundidos mas ainda conscientes da nossa própria, podemos sentir que existe uma única consciência que habita todos.